Decorreu a 10 de outubro, a votação do Projeto de Resolução n.º 1126 do Bloco de Esquerda onde se recomenda ao governo a manutenção na esfera pública do Hospital Santa Maria Maior em Barcelos bem como o reforço dos seus serviços.
Este projeto foi rejeitado, com os votos contra do PSD e CDS e os votos favoráveis do Bloco de Esquerda, PS, PCP e Os Verdes.
Comissão Concelhia do BE Barcelos, lamenta resultado da votação
O projeto de resolução do BE para o Hospital de Santa Maria Maior de Barcelos, foi mais uma vez, rejeitado por parte dos partidos que suportam a maioria que desgoverna o país. PSD e CDS querem fazer um "acerto de contas" com as conquistas de Abril. A Saúde é para privatizar entregando a sua exploração aos amigos do capital. O SNS é para desmantelar porque é demasiado democrático. O pouco que vai restando de serviço público, desinvestido e desqualificado, servirá de triagem para o privado ou para o tratamento misericordioso dos mais pobres. É esta a politica economicista, desumana e antidemocrática que este governo tem como matriz ideológica, que o povo terá de saber recusar.
Os/as barcelenses continuarão empenhados na defesa do seu hospital no SNS de qualidade que garanta uma assistência à saúde digna, acreditada e com igualdade de atendimento. O BE Barcelos continuará, como sempre fez, na linha da frente desta justa luta e exorta todo(a)s os/as concidadãos(ãs) a juntarem-se ao movimento cívico pela defesa do nosso hospital.
Intervenção da deputada Helena Pinto sobre o Hospital Público de Barcelos.