Share |

Hospital de Barcelos: Bloco reúne com ARS-Norte

Pedro Soares, deputado na Assembleia da República, e José Maria Cardoso, deputado na Assembleia Municipal de Barcelos e cabeça de lista do Bloco de Esquerda às Eleições Legislativas, estiveram, na tarde desta segunda-feira, reunidos com a Administração Regional de Saúde do Norte, para averiguar o estado dos procedimentos para a construção do novo Hospital de Barcelos.

No final do encontro que decorreu na sede da ARS-Norte, no Porto, os dirigentes do Bloco de Esquerda confirmam que, de acordo com as informações prestadas pelo Senhor Presidente Dr. Carlos Nunes, os procedimentos para a construção do novo hospital foram iniciados, tendo sido já tomadas as diligências necessárias para avaliar o conteúdo funcional do estudo já existente e que fora apresentado em 2009.

Segundo os bloquistas, a ARS-Norte solicitará, em breve, à Administração do Hospital a avaliação do projeto, identificando as adaptações necessárias, tendo em conta, nomeadamente, a evolução demográfica, para que, no mês de outubro, seja apresentado o projeto final.

Assim, o Bloco de Esquerda assegura que, após esta primeira fase, a Câmara Municipal de Barcelos poderá proceder à aquisição dos terrenos e à urbanização da área e que, a nível nacional, aquando da discussão do Orçamento de Estado para 2020, se baterá pela inscrição de verbas que permitam dar andamento ao lançamento do concurso público para a construção do edificado.

Além deste assunto, o Bloco de Esquerda questionou sobre o transição do Hospital de Braga para a gestão pública, tendo sido referida a complexidade do processo e o empenho da ARS-Norte e da nova administração da EPE Hospital de Braga para que a mudança decorra com normalidade sem prejuízos para os serviços prestados aos utentes.