Share |

Bloco reúne com a Câmara de Barcelos para conhecer respostas às vítimas de violência doméstica

Os deputados do Bloco de Esquerda eleitos pelo círculo de Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, reuniram, na manhã desta segunda-feira, com a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, para conhecer as medidas de apoio às vítimas de violência doméstica no concelho de Barcelos.

Na reunião foi possível conhecer o protocolo estabelecido entre o município e o Grupo de Ação Social Cristã, Instituição Particular de Solidariedade Social que a Câmara Municipal faz parte do conselho consultivo. Esta colaboração estreita entre instituições permite a continuidade de financiamento das iniciativas em curso, sendo o município que assegura as despesas nos períodos de interrupção entre o fim e início dos projetos financiados pela Segurança Social.

As respostas incluem apoios sociais, nomeadamente roupa, alimentação, saúde oral e ocular, assim como intervenção nas escolas, desenvolvendo campanhas de sensibilização para a prevenção da violência no namoro. O apoio habitacional incluiu uma casa-abrigo para respostas urgentes e duas casas de transição, que são disponibilizadas às famílias pelo período de um ano e meio, sendo a Câmara a assegurar as despesas de eletricidade, água e gás.

Neste período de confinamento, o município e os agrupamentos de escolas asseguraram o funcionamento pleno das escolas para 120 crianças em risco, incluindo o fornecimento de almoço e lanches e a prestação do serviço de acompanhamento psicológico.

A Câmara de Barcelos tem vindo a trabalhar também, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, na formação profissional e na inserção no mercado de trabalho das vítimas de violência doméstica.

Esta iniciativa insere-se num conjunto de reuniões que a Distrital de Braga do Bloco de Esquerda está a promover com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelos gabinetes de apoio à vítima de todos os concelhos do distrito.