Share |

Bloco apela à participação na Greve Estudantil Mundial pelo Clima

A Comissão Concelhia do BE Barcelos expressa publicamente total solidariedade com a Greve Estudantil Mundial pelo Clima do próximo dia 15 de Março e incita os estudantes barcelenses, bem como toda a população apoiante desta causa, a participarem neste alerta em defesa do nosso planeta e nesta jornada de sensibilização para necessidade de cada um(a), individual e coletivamente, repensar o seu estilo de vida de modo a produzir mudanças no comportamento social e ambiental.

A ideia para esta iniciativa inspirou-se numa jovem ativista sueca, Greta Thunberg, que liderou uma greve estudantil em nome do clima. Para além de ter faltado às aulas durante vários dias seguidos, fez um protesto em que se sentou em frente ao parlamento, chamando a atenção para a crise climática e exigindo ao primeiro-ministro que tomasse medidas urgentes. Motivado por este exemplo, seguiram-se movimentos de milhares de estudantes em diversos países que fizeram greve às aulas com o mesmo objetivo. Em resultado de todo este alvoroço ambiental, a jovem sueca proferiu uma intervenção de impacto mundial na Cimeira do Clima (COP24), realizada em Dezembro em Katowice – Polónia.

Este apelo internacional do movimento estudantil #SchoolStrike4Climate e #FridaysForFuture teve resposta em Portugal através da formação de uma Comissão Nacional que agendou esta Greve Climática Estudantil. É nesta sequência que os estudantes de escolas do nosso concelho, particularmente do ensino secundário e superior, colocaram Barcelos no mapa nacional deste movimento, facto que o BE saúda e mobiliza. Assim, na próxima sexta-feira, dia 15, pelas 10.30h, far-se-á uma concentração de estudantes do concelho, aberta a todo(a)s quanto(a)s se sintam identificados com as causas deste protesto, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

Sob o lema “A solução está na nossa geração”, a ideia é exigir aos governos que tomem medidas sérias e urgentes em prol da resolução da crise climática, priorizando-a. É esse o mote do texto que serve de apresentação da iniciativa onde se pode ler: "É necessário mudança e a nossa geração está numa altura crítica em que ou viramos o rumo ou entramos num ponto em que não há volta a dar. É realmente agora em que se aplica a expressão de "Tudo ou Nada!" porque ou mudamos radicalmente ou ficamos encalhados".

Os jovens consideram que o esforço dos governos para solucionar este problema é mínimo e exigem ações prementes e eficazes. Propõem uma mudança de paradigma, que passa, entre outras medidas, pela descarbonização dos transportes, por uma maior aposta nas energias renováveis, por uma maior taxação às empresas que ultrapassem os níveis de poluição aceitáveis. Os jovens são mais da metade da população global. Esta geração cresceu com aa alterações climáticas e tem de lidar com elas para o resto das vidas. A crise climática tem de ser tratada como tal, porque representa a maior ameaça da história humana. Os seus impactos devastadores já são sentidos por milhões de pessoas em todo o mundo e mesmo assim a inação dos governos à escala mundial continua a ser a atitude dominante.

Por isso dizem: “Vamo-nos sublevar até que haja justiça climática”

 

Barcelos, 11 de Março de 2019

A Comissão Concelhia BE Barcelos