Share |

Catarina Martins apresenta a candidatura do BE Barcelos

A apresentação da candidatura do Bloco de Esquerda em Barcelos decorreu segunda-feira, dia 26 de julho, no Largo da Porta Nova.

A assistência de meia centena de pessoas ouviu as intervenções de Isabel Vale, mandatária da candidatura, José Maria Cardoso, candidato à Assembleia Municipal de Barcelos, Manuel Carlos Silva, candidato à Câmara Municipal, e da Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

Isabel Vale abriu a apresentação referindo o passado de José Maria Cardoso e de Manuel Carlos Silva, tendo ambos uma “vida dedicada às causas sociais em defesa dos mais desfavorecidos”

.Na sua intervenção, José Maria Cardoso começou por referir que a lista candidata à Assembleia Municipal tem jovens, em segundo e terceiro lugar, numa perspetiva de rejuvenescimento.

De seguida focou o trabalho feito na Assembleia Municipal, referindo que “estivemos na linha da frente no que toca à questão da água, saneamento, linhas de alta tensão, construção de um novo hospital”, reforçando a necessidade de dar seguimento às decisões da Assembleia Municipal, constatando que “as comissões criadas para a construção do novo hospital e para as linhas de alta tensão apenas reuniram duas vezes no primeiro caso e uma no segundo”.

Manuel Carlos Silva começou a sua intervenção pedindo uma homenagem a Otelo Saraiva de Carvalho, todos e todas fizeram um minuto de silêncio em memória do Capitão de Abril.

Em nome da lista assumiu o compromisso de ter uma “candidatura cidadã, de melhorar as infraestruturas e a qualidade de vida da população do concelho, e de recuperar a segurança social e económica das pessoas”.

Manuel Carlos Silva elencou as propostas do Bloco de Esquerda para Barcelos, como a remunicipalização da água, a construção de um novo hospital, pugnar pela existência de um metro que sirva o quadrilátero urbano do distrito (Braga, Guimarães, Barcelos e Vila Nova de Famalicão), garantir a reflorestação e limpeza da floresta, criação de um pelouro da juventude e rede de creches municipais. Terminou a intervenção garantindo que “o Bloco de Esquerda tem transparência e objetivos bem claros que defendem as populações”.

Na última intervenção Catarina Martins começou por felicitar o trabalho feito por José Maria Cardoso contra a privatização das águas de Barcelos, “trabalho esse que nos ajudou em todo o país”. Relativamente a Manuel Carlos Silva a coordenadora do Bloco de Esquerda referiu que “o Manuel Carlos Silva é o melhor tipo de académico, o que sabe ligar a teoria com as lutas das pessoas”.

Catarina Martins tocou nas questões da habitação e dos transportes, sugerindo o uso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de parques de habitação pública, “garantindo que quem precisa tenha habitação, sendo um investimento recuperável porque, quem vive do seu trabalho nunca se esquece de pagar a renda”. No final da intervenção a coordenadora do Bloco de Esquerda considerou que os “concelhos são pensados para quem tem carro”, defendendo que “queremos uma cidadania por inteiro para toda a gente e é com transportes públicos e habitação acessível a todos que a alcançamos”