Subfinanciamento estrangula o ensino superior

"A reestruturação do ensino superior não pode ser feita estrangulando o próprio ensino superior", defendeu o cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo circulo eleitoral de Braga, Pedro Soares, esta tarde, após uma reunião com a direção do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, em Barcelos, acompanhado de Francisco Louçã e dos candidatos barcelenses Manuel Carlos Silva e José Ilídio Torres.

"O IPCA é um bom exemplo do esforço enorme que as instituições de ensino superior tem de fazer para garantir os níveis mínimos de qualidade depois de uma redução brutal de financiamento, perto de 30 por cento per capita, nos últimos anos", frisou Pedro Soares.

A direção do IPCA indicou que a média das bolsas atribuídas na instituição, de 20 euros, é dez vezes menor face à média nacional que é de 200 euros. "Um subfinanciamento que me deixa surpreendido, não me espantando que exista um enorme abandono escolar devido a dificuldades financeiras", disse Pedro Soares.

O Bloco de Esquerda apresenta como proposta eleitoral o crescimento para 3 por cento do PIB o financiamento para ciência e investigação.