Share |

Solidariedade com a greve feminista internacional

A Comissão Concelhia do BE Barcelos expressa publicamente total solidariedade com a greve feminista internacional do próximo dia 8 de Março e exorta as mulheres barcelenses a participarem nesta ação de protesto e revolta em nome da defesa da igualdade de direitos, da igualdade salarial, da igualdade de prática social.

Porque as violências que as mulheres sofrem são múltiplas, a greve convocada também o é. Esta iniciativa é uma proposta feita pelo movimento feminista internacional – Rede 8 de Março, que convoca uma greve de mulheres que não seja somente laboral, mas que se estenda ao âmbito da reprodução social, da esfera dos cuidados domésticos e familiares, assim como à vida estudantil e à sociedade de consumo.

Neste dia Internacional, mulheres levantam-se em defesa dos seus direitos, mobilizam-se contra a violência, a desigualdade, os preconceitos, o conservadorismo. O intento é unir as mulheres de todas as partes do mundo construindo redes de solidariedade, de apoio e de aprendizagem transnacionais, tendo como bandeira a premência de agir, intervir, pensar, criar, desconstruir, juntar, transformar.

O BE associasse a esta justa luta e apela à mobilização de todas as portuguesas. Uma sociedade livre e democrática não pode consentir quaisquer práticas de discriminação, de subjugação, de reprodução de desigualdades, de conservadorismo institucional e educacional.

Este alerta feminista tem na sua criação seis eixos de ação: Basta de desigualdade no trabalho assalariado; Basta de desigualdade no trabalho doméstico e dos cuidados; Basta de reprodução das desigualdades e do preconceito nas escolas; Basta de estereótipos e de incentivos ao consumo; Basta de destruição ambiental; Basta de guerra e de perseguição às pessoas migrantes.

O Manifesto da Rede 8 de Março, disponível para quem quiser subscrever, termina com um slogan de revolta, de certificação e de força que aqui reproduzimos:

VIVAS, LIVRES E UNIDAS! SE AS MULHERES PARAM, O MUNDO PÁRA!

 

Barcelos, 4 de Março de 2019

A Comissão Concelhia BE Barcelos