Share |

Ciclo de tertúlias na Biblioteca Municipal de Barcelos

Event Dates: Sexta, 8 Fevereiro 2013

“João Macedo Correia: ceramista e defensor das louças de Barcelos” é a primeira conferência integrada no ciclo “Tertúlias na Biblioteca”. Será orador Adélio Correia, Antropólogo e Diretor de Projetos da Escola de Altos Estudos de Gestão da Universidade Lusófona de Lisboa.

João Macedo Correia

Falar de João Macedo Correia, acarreta desenrolar quase sessenta anos do seu percurso de ceramista (1908-1987): o tempo vivido na Fábrica de Cerâmica de Joaquim Macedo Correia, seu pai, onde, com dez anos de idade, despertou para o fascínio de brincar com o barro e iniciou a sua formação; os primórdios dos anos 30, quando assumiu a gestão da fábrica e arrancou com o seu projeto pessoal sob a marca Cerâmica Macedo; a passagem episódica pela fábrica de louça da Meadela, Viana do Castelo, em meados dos anos 40; e, por último, o período em que é obrigado a trabalhar, praticamente sozinho, numa pequena oficina junto à casa de habitação. Sessenta anos de um caminho percorrido na participação da mão e da matéria, onde o sonho, muitas vezes, se sobrepôs à realidade.

O seu ideal de deixar obra enquanto ceramista, quebrando a tradição de uma dinastia de oleiros de que provinha, levou-o, com frequência, a relegar para segundo plano a razão de ser do seu negócio: produzir para vender. Várias das peças que modelou, como, por exemplo, medalhões de parede e bustos de personalidades de Barcelos a quem pretendeu homenagear, não passaram de um único exemplar oferecido aos próprios.

Via Correio do Minho