Share |

Bloco questiona governo sobre degradação da Escola Básica de Pousa

O Bloco de Esquerda questionou o governo sobre a situação de degradação da Escola Básica e Jardim de Infância de Pousa, concelho de Barcelos, e quer saber de que forma irá o Ministério da Educação agir para garantir que as crianças têm acesso a uma escola com condições de segurança, conforto e higiene. 

 

No documento entregue na Assembleia da República, os deputados referem que o edifício do 1° Ciclo tem 50 anos, que é frequentado por 80 crianças, tem a caixilharia original, de madeira já envelhecida, sem isolamento adequado, o que obriga as crianças a levarem mantas para fazerem face ao frio, e as casas de banho estão em avançado estado de degradação e não podem ser usadas. E ainda que o edifício onde funciona o jardim de infância tem 40 anos, é frequentado por 45 crianças e tem cobertura composta por placas de amianto em deterioração e chove no polivalente, no refeitório, no corredor e em algumas salas.

 

Esta iniciativa surge na sequência de um protesto convocado pela comunidade escolar, realizado na manhã desta quarta-feira, onde os encarregados de educação reclamam a concretização das obras prometidas há 15 anos. Os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, estiverem presentes para apoiar a iniciativa.

 

Em declarações à agência de notícias Lusa, José Maria Cardoso afirmou que "sendo certo que é uma escola tutelada pelo município, também é certo que o Governo não pode pura e simplesmente assobiar para o lado, como se não tivesse nada a ver com o assunto. As crianças têm direito a uma escola decente e o Estado tem a obrigação de lhes dar essa escola".

AnexoTamanho
obras_urgentes_na_eb1_ji_de_pousa_concelho_de_barcelos.pdf161.62 KB