Share |

AM de Barcelos aprova moção do BE em defesa de uma rede ferroviária suburbana entre o Porto e Barcelos

Imagem de Fernando Liberato

A Comissão Concelhia BE Barcelos informa de que na reunião ordinária de Assembleia Municipal da passada sexta-feira, foi aprovada por maioria, sem votos contra, a moção apresentada pelo BE que segue em anexo. 

 

Esta moção defende a criação de uma rede ferroviária suburbana entre o Porto e Barcelos, agora que a linha está eletrificada. O BE Barcelos também se congratula com a anúncio do Ministro dos Transportes e Planeamento quando diz que os comboios de serviço intercidades terão paragem em Barcelos. Por outro lado, o BE não pode deixar de ser critico em relação à atitude de desprezo e desconsideração para com os autarcas, autoridades locais e população que se encontrava na gare da estação de caminho-de-ferro, perpetrada pelo Ministro.  Não sabemos se por causa de uma legitima manifestação da Comissão de Trabalhadores da Infraestruturas de Portugal - se assim foi piora, e muito, a situação - mas o que é certo é que no passado dia 26, aquando da viagem inaugural do comboio elétrico até Barcelos, o Ministro Pedro Marques, depois de falar para a comunicação social dentro do comboio, esgueirou-se rapidamente pelo meio das pessoas sem dirigir uma única palavra aos presentes. Tal desrespeitosa atitude ainda é mais estranha pelo facto de estar preparada uma aparelhagem de som e cenário de enquadramento, para que o ministro fizesse o discurso que simbolicamente marcaria o significado do momento. 

 

O BE alerta para o facto de que o canal eletrificado, mesmo sabendo que a viagem foi experimental e nada se sabe para quando a circulação definitiva, não pode ser uma oportunidade perdida. Exige-se criar condições, o mais rápido possível, para que Barcelos possa ter o modo ferroviário como uma eficaz alternativa de mobilidade regional e nacional. Nesse sentido é que apresentamos a moção que agora enviamos. 

AnexoTamanho
mocao_do_be.pdf953.01 KB