Bloco exige construção do novo hospital de Barcelos

O Bloco de Esquerda reuniu, na manhã desta quinta-feira, com a Administração do Hospital Santa Maria Maior, em Barcelos, para avaliar o estado do processo de construção do novo hospital de Barcelos e Esposende e para apresentar as propostas do Bloco para salvar o serviço nacional de saúde, público, de qualidade e gratuito.

José Maria Cardoso referiu a importância de cumprimento da decisão da Assembleia da República, aquando da discussão do Orçamento de Estado para o ano de 2019, que aprovou a proposta do Bloco de Esquerda para inicio dos procedimentos para a construção do novo hospital de Barcelos e Esposende.

O candidato salientou que, apesar das parcas condições do edificado do hospital atual, os níveis de serviço são excelentes e, na categoria B, este hospital apresenta os melhores resultados a nível nacional, demonstrando bem o empenho e dedicação de todos os profissionais que lá prestam serviço. Destacou, também, os projetos bem sucedidos de internamento domiciliário e de cooperação com os cuidados de saúde primários.

Sobre as propostas para a área da saúde, o bloquista afiançou o reforço do orçamento do SNS e criação de um plano plurianual de investimentos, que inclua a construção do novo hospital em Barcelos, a separação clara entre público e privado, a autonomia de gestão das unidades do SNS, a definição de uma estratégia nacional de recursos humanos do SNS, a valorização os profissionais, o acesso a medicamentos com aposta na produção do Estado, o reforço da resposta em saúde mental, oral e outras no âmbito dos cuidados de saúde primários e das redes de Cuidados Continuados e de Cuidados Paliativos.