Share |

O resultado destas eleições colocou a política no centro das discussões.

A Comissão Concelhia do BE Barcelos, reunida na passada sexta-feira, congratula-se pelo excelente resultado alcançado pelo BE nas eleições legislativas do dia 04 de Outubro.

A nível nacional o BE obteve a melhor votação de sempre (549 878 votos que corresponde a 10,22% dos votos expressos) e alcançou a maior representação parlamentar com a eleição de 19 deputados (3ª força politica à frente do CDS e da CDU). Tendo por comparação as Legislativas de 2011, o BE no círculo eleitoral de Braga duplicou a votação passando de 20 488 para 41 726 votos. Elegeu um deputado, que tinha perdido em 2011, e ficou a escassos 126 votos de eleger o segundo. A nível local o BE tem um aumento de 91,1% de votação passando de 2 313 para 4 948 votos. Em todos os concelhos do distrito de Braga e em todas as freguesias do concelho de Barcelos, o BE foi o terceiro partido mais votado.

O BE é, indiscutivelmente, o grande vencedor destas eleições ao passar de 8 para 19 deputados. A Coligação de direita (PàF) ganhou ao mesmo tempo que perdeu votos, perdeu deputados e perdeu a maioria parlamentar. O PS perdeu, mesmo ganhando votos e deputados. 

O desfecho eleitoral do BE é arrebatador, tanto pelo que representa de implantação da esquerda no país como em resposta a quem considerava o partido moribundo, balcanizado e sem futuro politico. A excecional pré e campanha eleitoral, mostrou a convicção e a determinação de um BE com gente de verdade que não vira a cara à luta. Com ideias claras e palavras diretas, o BE teve um discurso sério e responsável, colocando em agenda as temáticas de que verdadeiramente interessa discutir.

O BE galvanizou uma população sedenta de credibilidade nos políticos e na política como quem inspira confiança de que outro país é possível e outra política é precisa. É um voto de esperança em quem não desiste do país, em quem tem empenho e capacidade para erradicar a pobreza e defender os mais desprotegidos, em quem tem persuasão e firmeza de levantar os pilares da democracia social (Escola Pública, SNS, Segurança Social), em quem evidencia seriedade e responsabilidade de respeitar os compromissos que assume com as pessoas pela dignidade de viver neste país. 

O resultado destas eleições colocou a política no centro das discussões. Está em jogo o futuro das nossas vidas. Tal como o BE já disse, não aceita um governo da minoria de direita que continue com a política de austeridade e de empobrecimento, urge que o PS diga o que pretende sem hesitações. Ou consente a continuação de um governo de direita com um ou outra exigência de circunstância e fazendo uso da famigerada abstenção “violenta”, ou promove a formação de um governo com verdadeira política de esquerda. Os portugueses votaram maioritariamente (quase 3 milhões o que corresponde a mais de 50% dos votantes) contra a política do governo cessante. Não se pode transformar a vitória de um povo na derrota de um país defraudando as expetativas geradas, sob pena de o povo português não perdoar aos que falharem esta primordial e impreterível resposta política. O BE já disse claramente, tal como fez em campanha, o que pretende e o que está disposto a fazer em nome das prioridades da ação governativa. Vive-se um momento histórico em que ninguém pode faltar às suas responsabilidades.

O BE Barcelos felicita a eleição do Pedro Soares no círculo eleitoral de Braga, recolocando o distrito na esquerda do parlamento, e enaltece o empenho e o ativismo dos aderentes e simpatizantes locais, que muito dignificaram a notável campanha eleitoral e muito contribuíram para o excelente resultado obtido no nosso concelho. É preciso continuar a luta e dar sequencia ao trabalho de militância pelas causas em que acreditamos. Nesse sentido, o BE Barcelos apela a todo(a)s os/as barcelenses que se identificam com as causas, os valores e as atitudes politicas e sociais defendidas pelo Bloco, que se juntem a este partido engrossando o caudal reivindicativo e propositivo desta esquerda de confiança.

A luta é de todo(a)s e por tudo e juntos seremos sempre mais fortes.  

 

Barcelos, 09 de Outubro de 2015                                                                                          

A Comissão Concelhia do BE Barcelos