Bloco questiona chumbo da Candidatura do IPCA a fundos estruturais

Jorge Silva Martins, lembrando que uma delegação do BE Barcelos fez uma visita às instalações do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) e teve uma reunião com o Presidente na passada quinta-feira, teceu as seguintes considerações: O IPCA é uma instituição de referência do nosso concelho e região, daí o interesse em acompanhar a sua vida

O IPCA é um caso de sucesso, quer pelos número de alunos, numero de cursos (licenciaturas e mestrados) e mesmo de prémios obtidos em eventos internacionais. Os alunos que saem do IPCA têm uma alta tx de empregabilidade: cerca de 80% a 6 meses.

O IPCA cresceu muito em numero de alunos, tendo neste momento cerca de 4.000. Contudo as políticas de austeridade também têm tido reflexo no IPCA, com redução do número de alunos noturnos, e aumento dos pedidos de apoio social para pagamento de propinas.

O IPCA nasceu torto, com os problemas que se conhecem: acessibilidades, afastamento da cidade. Isso tem obstado a que a cidade tenha beneficio pleno da vida académica.

Há neste momento projetos que poderão inverter esta situação. Falamos do acesso a viaturas e pedonal. Mas já é tempo de serem executados.

A passagem pedonal associada a uma zona de parque, biblioteca, poderia criar-se ali uma zona de excelência para Barcelos.

Recentemente aconteceu mais um revés para o IPCA, devido a estar localizado em Barcelos. Impedido de concorrer à construção do edifício da Escola Superior de Tecnologia. Parece-nos que isto contraria toda a propalada política de combate às assimetrias, alem de pedir ação concertada com a autarquia. É preciso levantar a voz. Aliás o Presidente falou-nos disso mesmo.

Portanto impõe-se neste momento um apoio efetivo da autarquia ao IPCA, executando os projetos que são da sua responsabilidade, e atuando junto de outras entidades (Plano Operacional para a valorização do território - POVT e IEP)

Perante esta situação ainda esta semna o Grupo parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Educação e Ciência.